Conheça a cidade que já foi capital da República do Brasil

.

A Origem do Planeta Terra

sábado, 10 de setembro de 2016

PARÓQUIA N. S. DO PERPÉTUO SOCORRO


                                                                                                                                      ...........................APRESENTAÇÃO


Caríssimos irmãos e irmãs, paroquianos devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o clima de religiosidade e fé se espalham em cada lar, nas ruas e na cidade por inteira. É a Mãe de Deus e nossa, que proporciona pra nós este momento sublime de encontro com "Deus que eleva os humildes e sacia de bens os famintos". Sim, Maria nos leva a Cristo. Por isso dizemos tudo com Cristo e nada sem Maria. Como dizia São João da Cruz: "Como não amar aquela a quem nosso Senhor amou tanto!". E a Mãe do Perpétuo Socorro nos valerá para que sejamos fiéis a este compromisso de mostrar ao mundo a face de Cristo, caminho, verdade e vida. Uma boa festa para todos. Sintam-se todos abraçados e acolhidos.


Pe. Valterlânio Leite Dias

HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Rua Divino Salvador,75  Bairro Capitão Rocha Andrade - Igreja
Mombaça-Ceará
CEP: 63610-000

 RELATOS DA DOAÇÃO DO TERRENO

Primeiramente, vamos iniciar, exteriorizando  a nossa  alegria  ao Pe. Valterlânio Leite Dias pela sua iniciativa em ter convidado a família de Raimundo Rocha Andrade e Maria Umbelina de Andrade Rocha, para compartilhar do importante ato solene, de conteúdo histórico-religioso, na oficialização e benção inaugural da nova paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ora se concretizando em uma  missa, cuja sede escolhida, foi exatamente a Igreja, construída em área doada pela Sra. Maria Umbelina de Andrade Rocha, pessoa que em vida, sempre esteve presente aos movimentos da Igreja, integrada ao grupo nominado de Mãe Cristã, e, depois, Apostolado da Oração, sendo referenciada por todos mombacenses que a conheciam, como Dona Umbelina.
Julgo importante observar que o presente conteúdo é uma tentativa em descrever a doação do terreno da nova Capela de N.S.P. Socorro, tendo como referência documental Ata extraída dos arquivos da diocese. A outra fonte foi da família, que enriquece com o registro de informação documental, permitindo fazer uso metodológico do resgate da narrativa memorial, porém de fontes seguras, mostrando as razões da matriarca por ter doado o terreno para construção da Capela de N. S. Perpétuo Socorro, qual o significado educacional, social, cultural e econômico deste gesto para a dignificação da cidadania dos mombacenses e sua influência na formação intelectual e profissional de todos.

ELEMENTOS HISTÓRICOS

A antiga Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi construída na década 1930, no Alto São José, hoje, à rua Capitão Rocha Andrade, através de campanhas, tendo à frente o padre Pedro Leão Paes de Andrade e a Sra. Anésia Castelo Meireles, esposa do farmacêutico Antônio Meireles.
Quando a Capelinha foi demolida, ficou um vácuo na memória de todos.
Foi feito um  pedido de doação de um terreno para uma nova Capela,  pelo Dom. José Doth, (que na época era o pároco local), à Sra. Maria Umbelina de Andrade Rocha, sendo atendido prontamente, explicado devido a antiga capela “conter rachaduras nas paredes, não compensando a realização de gastos com sua restauração, por considerá-la desprovida de arte na apresentação interna e externa”, decidindo o Conselho Paroquial em demoli-la e iniciar a construção de um novo templo, segundo o descrito na ata de lançamento da pedra fundamental do novo Templo, realizado em 12 de outubro de 1973.
Assim com muita determinação do Dom José Doth e a Sra. Maria Umbelina de Andrade Rocha e a comunidade local, foi dado início a construção da nova capela de  N.S. Perpétuo Socorro.

CONTRIBUIÇÃO RELIGIOSA  DA
CONGREGAÇÃO  MADRE  PAULINA

Depois de erguida, a capelinha como era chamada,  passou a ter missas, encontros e eventos religiosos, sob a coordenação da Paróquia de Nossa Senhora da Glória. No período de 1978 até meados de 1985 ( Obs.:Datas estimadas por populares que faziam parte do crescimento. espiritual da capela,)  as dependências da  capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, serviu de residência para as  missionárias;
Madre Raimunda/ Irmã Iêda/ Irmã Martinha/ Irmã Fátima/ Irmã Irene/ Irmã Regina/ Irmã Eliene/ Irmã Marilak, ambas da CONGREGAÇÃO MADRE PAULINA, que desenvolveram um brilhante trabalho com a comunidade daquele bairro..

CONTRIBUIÇÃO CATÓLICA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA
  
Por fim, para encerrar, consta na abertura da Ata de lançamento da pedra fundamental desta Capela, a descrição do local onde estava se demarcando sua área, nominando-a de Colina “ROCHA ANDRADE”. Diante desta manifestação natural de legitimação constando em documento de sua importância, entende a família que, com a nova paróquia, a Igreja de N. S. Perpétuo Socorro precisa ter a nominação de um bairro próprio, assim como estar denominado  Bairro CAPITÃO ROCHA ANDRADE.
      
DIOCESE DE IGUATU
Decreto n° 018
Provisão de Pároco para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Aos 31 de Julho de 2011, O padre Valterlânio Leite Dias, foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por tempo indeterminado “ ad normam iuris”, O Pároco é o pastor próprio e a ele foi confiada a missão de exercer o cuidado pastoral as comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo Diocesano Dom João José Costa.

5 Anos Sacerdócio Padre Valter


FRANCISCO DE ASSIS SOARES ( Professor Diassis )


"Ao levar ao público mombacense a exposição abordando a trajetória do saudoso Prof. Francisco de Assis Soares, o Centro Cultural Canta Passarinho resgatou um personagem marcante da vida sócio-cultural mombacense e que merece ser enaltecido para que seu legado não caia no esquecimento e nos desvãos da história.”

(Fernando Antonio Lima Cruz, em depoimento ao "Asas da Liberdade", Boletim Informativo da Associação Canta Passarinho, Abril/Maio/Junho de 2016)
               Fotografia: Acervo da Sociedade e Escolas Reunidas Cristo Rei.