Paes de Andrade, o cearense que transformou Mombaça em “Brasília por um dia”

Na edição do dia 15 de maio do ano de 1989, o BOM DIA BRASIL, da Rede Globo de Televisão, teceu comentários sobre o fato do Ministro Marco Aurélio assumir a Presidência da Republica, na ausência do Presidente Fernando Henrique, em viagem pela Espanha, e havendo impedimento por desincompatibilização, do Vice-Presidente Marco Maciel, bem como dos Presidentes, da Câmara dos Deputados e do Senado . Fazendo uma retrospectiva sobre presidentes interinos, o noticioso citou fatos de 1989, quando o então Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Paes de Andrade, assumiu a Presidência da Republica, face a viagem do Presidente José Sarney. Segundo ainda esse comentário, o Presidente em exercício Paes de Andrade "instalou a Capital da Republica em Mombaça, uma pequena cidade do interior cearense". Desse exórdio, falemos um pouco de passado não tão distante. Mombaça já havia experimentado o gostinho da glória, quando alguns de seus filhos mais ilustres galgaram alguns degraus do poder. Sabemos que o Vice-Governador Castelo de Castro assumiu interinamente o Governo do Estado do Ceará, por algumas vezes, o mesmo acontecendo com o Deputado Paulo Benevides, então Presidente da Assembléia Legislativa que, na ausência do Governador e do Vice-Governador, também assumiu a chefia do governo estadual. Agora mesmo no mês de abril próximo passado, tivemos o Desembargador Gabriel Marques assumindo interinamente o cargo de Governador do Estado de Rondônia, em virtude da desincompatibilização dos substitutos legais, por motivos eleitorais.
Mas o forte do orgulho local, é o
Dr. Plácido Aderaldo Castelo
(foto),

que foi Governador do Ceará no período de 67 a 71, carreando para sua terra natal, benefícios diversos, os quais tiraram nossa cidade do atraso secular em que vivia. Pena que isso não tenha tido manutenção e continuidade. Na época, foi feito o asfaltamento da então CE-55 (hoje CE- 60); foi construído o Hospital Antonina Aderaldo Castelo; a Escola Integrada e Colégio Agrícola de Mombaça (EICAM - que merece um capítulo à parte); o então Grupo Escolar Profª Ananias do Amaral Vieira; a rede de energia elétrica de Paulo Afonso, beneficiando não só a sede do município, como também os distritos de Carnaúba, Catolé do Mosquito e Vicente, estendendo-se até o vizinho município de Catarina. Foram também melhorados os serviços de telefonia local e DDD; e ainda construída a sede da 4ª Residência do DAER - Foi instalada a agência do Banco do Estado do Ceará - BEC, e dado início a implantação da agência do Banco do Brasil. Inúmeros outros pequenos benefícios foram implantados nesse período de grande prosperidade para Mombaça.
Mas também, um dos nossos maiores orgulhos é o dia em que Mombaça foi CAPITAL DA REPUBLICA, embora ainda hoje isso seja alvo de críticas maldosas por parte de alguns setores da imprensa nacional e conseqüentemente, também de alguma parte da população que foi mal informada. fato incomum como deixaram transparecer, pois quase todos os presidentes interinos visitaram sua terra natal.
Essa visita possibilitou que fosse assinada a ordem de serviço para a construção do açude Serafim Dias, tornando assim realidade, um sonho dos mombacenses, desde 1910. Essa obra, tornou viável o abastecimento da cidade, com água tratada, beneficiando hoje mais de 80% da população..
Essa visita possibilitou que fosse assinada a ordem de serviço para a construção do açude Serafim Dias, tornando assim realidade, um sonho dos mombacenses, desde 1910. Essa obra, tornou viável o abastecimento da cidade, com água tratada, beneficiando hoje mais de 80% da população..
É conveniente salientar que a comitiva presidencial, inclusive Paes de Andrade, foi transportada por aviões BÚFALOS, com capacidade de aterrissagem em qualquer campo de pouso, mesmo de terra, com um mínimo de 300 metros de pista, como é o caso do de Mombaça.
Mombaça ficou muito conhecida no país inteiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário